top of page

Aprenda a criar um terrário.

  • GDC Fernando Goulart
  • 31 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura

Um terrario é um ambiente perfeito para dar asas a sua criatividade e recriar dentro de casa um mini floresta.

Jardim da moda, o terrário é um ecossistema engarrafado, que possibilita reproduzir a atmosfera quente e úmida das florestas, para que as plantas encontrem condições de desenvolvimento e sustentabilidade. Ele surgiu por volta de 1829, quando o inglês Nathaniel Ward, médico e colecionador de plantas raras, observava uma crisálida de borboleta dentro de uma garrafa. A terra da garrafa tinha uma raiz de samambaia misturada e ela brotou e cresceu. Ele testou outras plantas e concluiu que, com um pouco de luz e umidade, os vegetais poderiam viver por anos num ambiente lacrado.

Veja mais características para montar seu terrário.

Esses minijardins podem ser montados em qualquer vidro transparente fechado com tampa ou filme plástico. Já os abertos, em garrafas, copos, xícaras e o que mais a criatividade inspirar. O importante é escolher plantas com necessidades de manutenção parecidas. Para quem tem pouca prática, as suculentas e os cactos são as melhores espécies, pois vivem com pouca luminosidade e têm rega controlada, em pouca quantidade.

Terrários abertos podem ser regados borrifando um spray com 250 ml de água (molhar a raiz das plantas), de três a quatro vezes por semana. Já os terrários fechados só precisam ser regados uma vez ao mês, com a mesma quantidade de água.E atenção: sempre deixe o vaso em exposição indireta ao sol.

Agora que você ja sabe o que é um terrário, vamos por a mão na massa, ou melhor na terra.

O que é necessário para a montagem de um terrário com plantas suculentas?

• Recipiente transparente

• Pedrinhas ou cascalho

• Areia

• Terra vegetal adubada

• Carvão vegetal triturado

• Mudas de plantas - espécies escolhidas: dedinho-de-moça (Sedum pachyphyllum), planta-pérola (Gasteraloe beguinii) e Echevéria runyonii

• Minhocas ou caramujos

• Água

• Filme plástico para fechar o terrário, caso o recipiente não tenha tampa

• Álcool e pano para a limpeza do recipiente

1- Comece colocando no fundo uma camada de pedriscos ou cascalho. Em seguida, adicione uma camada de areia. Forrando o vaso com esses materiais, você irá garantir que a água fique embaixo das plantas, alimentando-as conforme suas necessidades.

2- É conveniente fazer uma camada de carvão vegetal, que será responsável pela absorção de gases, evitando o mau cheiro. Sobre a base de drenagem, agora com o carvão vegetal, coloque a terra vegetal adubada. Em um terrário de ambiente seco, deve-se fazer uma camada de areia mais espessa e diminuir a de substrato (terra).

3- Plante as mudas selecionadas cuidadosamente, cavando buracos com os dedos e acomodando as raízes sob a terra. Coloque a planta mais alta no centro do vidro e as menores ao redor. Dessa forma, a composição ficará mais harmoniosa.

4- Você poderá colocar pedras e pequenos pedaços de madeira para deixar o terrário mais decorativo, e lembre-se de inserir minhocas e caramujos. As minhocas garantem a produção de húmus e criam túneis que favorecem a ventilação e a absorção de água pelas raízes.

5- Regue moderadamente com água filtrada. Lembre-se que as suculentas têm origem em ambientes desérticos e áridos, logo, possuem grande capacidade de armazenar água e exigem pouquíssima manutenção. Por fim, feche o vaso com filme plástico e refile com um estilete, deixando um espaço de no mínimo um dedo de espessura para a borda. Assim se iniciará o ciclo do miniecossistema.

6- O ecossistema se sustenta sozinho com a transpiração das plantas, mas uma rega mensal é indicada para mantê-las saudáveis. Logo após a rega, o terrário deve ser coberto com filme plástico novamente. As suculentas não necessitam de poda, no entanto, as folhas mais velhas e secas podem ser retiradas por questão estética. Se mantidas lá dentro, elas acabam se tornando alimento para as minhocas e caramujos quando se desprendem e caem sobre o substrato.

Veja alguns exemplos em nossa galera.

Acompanhe, curta e compartilhe nosso blog!


 
 
 

Comments


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Ecovillas na Internet
  • Facebook Basic Square
bottom of page