top of page

Líquidos isotônicos.

  • GDC Fernando Goulart
  • 21 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Estamos em uma das estações mais quentes do ano! A primavera está alcançando temperaturas em torno de 33º a quase 40º em quase todo o país e com isso a hidratação durante a prática de exercícios físicos, principalmente na pratica de esportes aerobicos, é primordial para manter e melhorar a performance.

O consumo do isotônico é indicado para atletas que praticam exercícios físicos que durem mais de uma hora ou que provoquem transpiração. Como o calor está intenso, o isotônico pode contribuir para uma rápida reposição de nutrientes e evitar problemas como desidratação e exaustão.

A composição do isotônico é rica em sódio e sais minerais e sua função é hidratar os atletas que praticam atividades físicas intensas, isto é, repor os nutrientes perdidos na transpiração do exercício físico. Porém, o isotônico é um alimento rico em calorias e é semelhante a uma bebida adoçada com açúcar, como por exemplo, o refrigerante.

Como tudo que consumimos em excesso faz mal para o nosso organismo, o isotônico não fica de fora. Caso consuma a bebida sem praticar nenhum exercício físico ou exercícios leves, por exemplo, o efeito do isotônico será outro, o consumo dessa bebida nesses casos pode estar contribuindo para o ganho de peso, devido ao carboidrato. Vale lembrar que esta bebida não é indicada para pessoas diabéticas e hipertensas, por conter açúcar (sacarose) e sódio na sua composição.

Para entender melhor quando necessita tomar isotônico ou não, basta verificar utilizando um cálculo simples:

PAT = Peso antes do treino e PDT= Peso depois do treino.

Para isso, deve-se pesar antes e depois do seu exercício físico.

Então, utilize a seguinte fórmula para descobrir a melhor opção e quantidade de líquido a ser consumido.

Exemplo:

57kg x 100 _________ = 103,64 (aproximadamente) – 100 = 3,64 (aproximadamente) 55kg

Assim, um indivíduo que antes do treino pesava 57kg e após o treino pesa 55kg deve consumir aproximadamente 3litros e 600ml de água e isotônico.

Se o resultado do cálculo for menor ou igual a 2: consumir apenas água. Se o resultado do cálculo for maior que 2: consumir água e isotônico.

Lembrando que a quantidade que der no cálculo, será a quantidade a ser consumida de bebida.

Caso faça apenas uma atividade leve, utilizar:

– Água;

– Água de coco: isotônico natural e baixo teor de sódio;

– Chá Gelado: não têm conservantes e sódio, além de ter baixo teor calórico;

– Sucos de baixo teor calórico: limonada, suco de maracujá, melão, kiwi e morango.

Quando a sede se manifesta, este é o primeiro sinal de desidratação e para que isso não ocorra, é necessário ter uma boa hidratação antes, durante e depois do skate. Os problemas mais comuns pela falta de hidratação são cãibras e exaustão.

  • Cãibras: é uma contração muscular involuntária e muitas vezes dolorosa causada pela desidratação ligada a atividade física.

  • Exaustão: é o esgotamento devido a prática intensa de atividade física e seus principais sintomas são pulso fraco, queda da Queda da Pressão Arterial quando na posição de pé, ou seja, queda da pressão arterial quando o indivíduo está na posição vertical, dor de cabeça, vertigem e fraqueza.

Não esqueça! Se for andar de skate ou praticar outra atividade física, é preciso se hidratar, principalmente se estiver com temperaturas elevadas como nesse verão.

Por Jéssica Hoefler

Acompanhe, curta e compartilhe nosso blog!


 
 
 

Commentaires


Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Ecovillas na Internet
  • Facebook Basic Square
bottom of page